Nessas férias percebi que não sinto nenhum interesse por qualquer coisa do que ensinam na faculdade. Eu podia usar tudo isso pra mudar algo. Como bom conformista que sou, sento, copio, e tento passar de ano. Só isso. Só que agora sou membro do IEJ, o Instituto de Estudos Jurídicos. Essa instituição tem como fundamento, movimentar a atividade acadêmica. Nesse sentido tenho diversos planos, como, por exemplo, fazer uma sessão de cinema todo mês, com debates após os filmes; fazer eventos onde os alunos possam apresentar e discutir seus trabalhos. Não sei se conseguiremos colocá-los em prática. Na verdade, o que me faz continuar é a perspectiva de conseguir ganhar algum dinheiro com o diploma. Pra consegui-lo dá um trabalho considerável (e que não deveria existir).
Para que eu possa advogar, eu preciso ser inscrito na OAB. Para ser inscrito na OAB eu preciso ser aprovado numa prova (a famigerada "prova da OAB"). Para poder fazer a prova eu preciso ter um diploma de bacharel em Direito. Para conseguir esse diploma preciso passar cinco anos numa faculdade, dos quais já venci três e meio. No último vou precisar escrever (parir) um enorme TCC, uma monografia. Acontece que na prática isso não vai me servir de nada. O advogado precisa somente ser bom com as palavras. Não vai poder fugir do que tá na lei. Seu cliente fez merda? A solução tá na lei. Se não estiver explicitamente, vai tá escondida em algum lugar. Com a Constituição, por exemplo, dá pra resolver noventa e nove por cento dos conflitos. O texto é lindo. O artigo quinto diz "Todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza..." Pronto. Só aí já mata uma lapada de conflito. Se um leigo continuar lendo o resto desse artigo - enorme (LXXVIII incisos) - vai achar que tá lendo a Constituição do país errado de tão utópico que é. O grande problema é que noventa por cento dos advogados não sabe escrever. Aí fode tudo. Fode pros juízes que tem que consertar as merdas, fode pro cliente que não vai ter seu direito acolhido e fode pros dez por cento de advogados que sabem que são colegas de completos imbecis.
Pensando bem, até que é interessante isso do diploma e a prova da OAB pra exercer a advocacia. Com tantas faculdade de Direito formando adevogados, é uma espécie de peneira contra imbecis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário